O que é zumbido?
O zumbido já foi descrito como chiado, apito, zunido, entre outros sons em seus ouvidos, que só você percebe. O tipo e a intensidade do zumbido variam de pessoa para pessoa e você pode vivenciá-lo de maneiras diferentes. Pode ser um toque agudo, profundo, baixo, ou mesmo um tom que a cada momento é diferente.
Se o som é leve ou severo, ocasional ou constante, o zumbido pode evitar que você se concentre e ouça o que deseja ouvir.


Causa de zumbido
O zumbido pode se desenvolver em pessoas de todas as idades e origens, mas as pessoas mais velhas ou que tiveram muita exposição ao ruído estão especialmente em risco.
Possíveis causas de zumbido incluem:
- Exposição a música alta, ruídos de construção entre outros
- Efeitos colaterais de medicação
- Envelhecimento
- Problemas neurológicos
- Degeneração de ossos no ouvido médio

Zumbido e perda auditiva
Se você tem zumbido, pode ser que também tenha algum grau de perda auditiva - 80-85% das pessoas com zumbido possuem perda auditiva.
Na verdade, a perda auditiva pode afetar a comunicação entre a orelha e o cérebro. Esses sinais são então recuperados como o som conhecido como zumbido. Enquanto o zumbido não causa perda auditiva, o som percebido pode distrair e dificultar a concentração em outros sons. É por isso que os aparelhos auditivos podem ser uma forma eficaz de tratar o zumbido, bem como a perda auditiva. O zumbido pode se apresentar de várias maneiras.


Tratamento do zumbido
O zumbido pode ser frustrante e tirar atenção de sua família, amigos e de suas atividades diárias. Não há cura para a maioria dos tipos de zumbido, mas há opções de gerenciamento de zumbido que podem dar-lhe alívio.
A terapia de som envolve a introdução de som para ensinar o cérebro a classificar o zumbido como ruído de fundo.
