Perda auditiva e Aparelhos auditivos: o que você precisa saber

Perguntas frequentes

O que causa a perda auditiva?

A perda auditiva é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, podendo ser causada por uma variedade de fatores, sendo os principais a exposição a ruídos altos e doenças.

A exposição a ruídos altos é a principal causa de perda auditiva, pois o ruído pode danificar as células ciliadas do ouvido interno, responsáveis por converter os sons em impulsos elétricos enviados ao cérebro. Além disso, doenças como diabetes e pressão alta também podem ser fatores causadores de perda auditiva, uma vez que afetam o fluxo sanguíneo, essencial para o funcionamento do sistema auditivo.

Conhecer as causas é fundamental para a prevenção da perda auditiva!

É importante estar ciente dos principais fatores causadores de perda auditiva e tomar medidas preventivas.

Acho que estou com perda auditiva, o que fazer?

Se você tem dúvidas sobre sua audição, é importante fazer uma audiometria. A audiometria é um exame audiológico que permite diagnosticar a perda auditiva, e também o seu tipo e grau.

A audiometria é um exame simples e indolor. Ele é realizado por um fonoaudiólogo, que irá avaliar a sua capacidade de ouvir sons de diferentes frequências e intensidades. Se você tem dúvidas sobre sua audição, não deixe de fazer o exame. É importante cuidar da sua audição para evitar problemas maiores.

Como saber se preciso usar aparelhos auditivos?

Determinar se você precisa ou não de aparelhos auditivos é uma decisão que deve ser tomada em consulta com um profissional de saúde auditiva, por isso sempre recomendamos que sejam efetuadas avaliações recorrentes. No entanto, aqui estão alguns sinais que possa indicar que você precisa de aparelhos auditivos:

  • Dificuldade em ouvir sons e conversas de alta frequência.
  • Zumbido nos Ouvidos.
  • Aumento do volume da TV ou rádio constante.
  • Comentários de amigos e familiares alertando sua dificuldade auditiva.
  • Isolamento social.

Posso esperar um pouco mais para usar aparelhos auditivos?

Você não deve esperar. Ao perceber os primeiros sintomas da perda auditiva, procure um especialista. A perda auditiva considerada leve pode evoluir para uma perda moderada.

Além disso, quanto mais tempo você passa sem os aparelhos auditivos, mais dificuldades terá para realizar as atividades do dia a dia e estará mais propenso a desenvolver doenças como o Alzheimer.

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Entre em contato

Logo whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!