icone-twitter
icone-facebook
icone-whatsapp

A perda auditiva é um problema comum na terceira idade, afetando cerca de 30% das pessoas com 65 anos ou mais. Ela pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, dificultando a comunicação, a participação social e o desempenho de atividades cotidianas.

Tipos de perda auditiva na terceira idade

Existem diferentes tipos de perda auditiva, que podem ser classificados de acordo com a causa, o local do dano ou o grau da perda.

  • Perda auditiva condutiva: É causada por um problema na orelha externa ou média, que impede a passagem do som para o ouvido interno.
  • Perda auditiva neurossensorial: É causada por um problema no ouvido interno ou no nervo auditivo, que impede a transmissão do som ao cérebro.
  • Perda auditiva mista: É uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial.

Sintomas da perda auditiva na terceira idade

  • Dificuldade em ouvir sons em ambientes barulhentos.
  • Dificuldade em entender a fala, especialmente em ambientes com muito ruído.
  • Fadiga auditiva. Dificuldade em acompanhar conversas.
  • Dificuldade em ouvir sons agudos.

Causas da perda auditiva na terceira idade

A perda auditiva na terceira idade pode ser causada por uma série de fatores, incluindo: envelhecimento natural, exposição à ruídos, medicamentos ototóxicos e doenças como, diabetes e hipertensão. O tratamento para a perda auditiva na terceira idade depende do tipo, do grau e da causa da perda. Os aparelhos auditivos são uma ótima solução para ajudar os idosos a voltar a ouvir sons e ter uma melhor qualidade de vida, além disso, a falta de estímulo sonoro ao cérebro pode ajudar no desenvolvimento dos transtornos cognitivos como, a demência.

Leia mais sobre o tema em: Perda auditiva pode acarretar doença mental

A perda auditiva é um problema comum na terceira idade, mas existem tratamentos e medidas de prevenção que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas, na presença destes sintomas, procure uma avaliação auditiva.

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Entre em contato

Logo whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!