icone-twitter
icone-facebook
icone-whatsapp

O cinema, com sua capacidade de transportar-nos para outros mundos e realidades, assume um papel fundamental na abordagem de temas relevantes da sociedade. A perda auditiva, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, encontra nas telas uma forma de sensibilizar e conscientizar o público sobre suas nuances e desafios.

Mais do que entretenimento, os filmes que abordam a perda auditiva nos convidam a uma jornada empática, onde podemos nos colocarmos no lugar do outro e compreender suas lutas, conquistas e a beleza de uma vida plena, mesmo com as particularidades da surdez.

Neste texto, destacamos 4 filmes que exploram a perda auditiva de diferentes perspectivas, proporcionando reflexões valiosas sobre a inclusão, a comunicação e a superação:

1. A Família Bélier (2014): Uma comédia dramática francesa que acompanha a adolescente Paula, única pessoa ouvinte em sua família. Entre sonhos musicais e responsabilidades familiares, o filme explora a importância da comunicação, da união e da busca por um futuro promissor.

2. A Voz do Silêncio (2016): Um anime japonês que nos leva à jornada de Shoya Ishida, um jovem atormentado pelo bullying que praticou contra Shoko Nishimiya, uma menina surda. A história retrata o arrependimento, a redenção e a busca por empatia em meio à surdez, mostrando como o passado pode influenciar o presente e a necessidade de reparação.

3. O Som do Silêncio (2020): Um drama americano que acompanha Ruben, um jovem baterista de heavy metal que enfrenta a perda auditiva gradual. O filme explora a relação de Ruben com a música, o isolamento social e a busca por novas formas de expressão, evidenciando os desafios da perda auditiva em um mundo que valoriza tanto o som.

4. Coda (2021): Um drama americano que acompanha Ruby Rossi, a única pessoa ouvinte em sua família de pescadores surdos. Entre a paixão pela música e o dever familiar, Ruby precisa tomar uma difícil decisão sobre seu futuro.

Assistir a esses filmes é mais do que entretenimento. É uma oportunidade de ampliarmos nossa visão sobre a perda auditiva, desenvolvermos a empatia e reconhecermos a força e a resiliência das pessoas que vivem com essa condição.

Para quem já tem perda auditiva, ver essas histórias inspiradoras pode ser um importante passo para se sentir representado, fortalecer sua autoestima e perceber que é possível levar uma vida normal e feliz, com sonhos, conquistas e uma comunidade de apoio.

Convidamos você a se conectar com essas histórias emocionantes e abrir seus ouvidos para a beleza e a riqueza da diversidade humana.

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Entre em contato

Logo whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!