icone-twitter
icone-facebook
icone-whatsapp

É importante estar em alerta sobre os perigos associados ao hábito de limpar os ouvidos com hastes flexíveis, que possuem algodão em cada ponta. Este método não remove de forma eficaz os fragmentos de cera que se acumulam nos ouvidos. Na realidade, a prática tende a empurrar esses fragmentos mais profundamente no canal auditivo, formando uma obstrução que pode causar desconforto e redução da audição.

O uso inadequado das hastes flexíveis pode resultar em problemas mais graves, incluindo irritações, inflamações, infecções, rompimento da membrana do tímpano e até mesmo o deslocamento dos ossos da região, podendo levar à surdez permanente. O Dr. Jamal Azzam, médico otorrinolaringologista, alerta que a perfuração do tímpano é uma possibilidade, resultando em dor e, em alguns casos, perda auditiva irreversível, que podem ser suavizadas através de cirurgias, mas que nem sempre é cabível dependendo da perfuração.

                          

Um estudo realizado no Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, destacou a prevalência desse problema. Dos 1540 pacientes analisados que consultaram otorrinolaringologistas da instituição, metade admitiu usar hastes flexíveis. É importante entender que o alerta se estende a qualquer objeto inserido no ouvido, e a Academia Americana de Otorrinolaringologia recomenda oficialmente que não se coloque dentro do ouvido nada que seja menor do que uma haste flexível.

Como posso fazer a limpeza dos meus ouvidos de forma segura?

Para a limpeza segura dos ouvidos, o ideal é utilizar um tecido, como uma toalha ou lenço, aplicando-o com cuidado apenas na região externa da orelha. Não é necessário remover o excesso de cera, uma vez que o corpo humano a elimina naturalmente. Além disso, a cera é fundamental para a saúde dos ouvidos, protegendo contra poeira, corpos estranhos, insetos e microrganismos prejudiciais, como bactérias e fungos. Empurrar a cera para o interior do canal auditivo apenas agrava a situação. Caso suspeite de excesso de cera ou experimente qualquer sintoma desconfortável, é recomendável procurar um médico especialista. 

Com a Audzen, você garante o cuidado personalizado e informações precisas para conhecer tudo sobre sua audição e aproveitá-la da melhor forma. Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Entre em contato

Logo whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!