A diabetes é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza o açúcar. Quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados por muito tempo, podem danificar os nervos e vasos sanguíneos, incluindo os da orelha.
Como a diabetes afeta a audição?
Os danos causados pela diabetes nos nervos do ouvido podem levar a uma perda auditiva de tipo neurossensorial, que é a perda de audição causada por danos aos nervos auditivos ou a orelha interna. A perda auditiva neurossensorial pode ser leve, moderada ou grave. Os sintomas podem incluir dificuldade de ouvir sons altos, dificuldade de entender a fala em ambientes ruidosos e zumbido.
Como prevenir a perda auditiva causada pela diabetes?
O melhor método de prevenção é controlar a diabetes. Isso significa manter os níveis de açúcar no sangue o mais próximo possível do normal. Outras medidas que podem ajudar a prevenir a perda auditiva causada pela diabetes incluem:
- Controlar a pressão arterial e o colesterol.
- Não fumar.
- Manter um peso saudável.
- Fazer exercícios regularmente.
Como tratar a perda auditiva causada pela diabetes?
O tratamento da perda auditiva causada pela doença irá depender da gravidade da perda da audição. É importante realizar o acompanhamento com o médico otorrinolaringologista e realizar as etapas da avaliação audiologia necessária para a conduta correta.
Orientações
Se você tem diabetes, é importante manter o controle da doença para evitar a perda auditiva e preservar a sua saúde de modo geral. Agora, se você já está tendo problemas para escutar e compreender os outros, pode ser que você necessite de um acompanhamento, consulte um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para avaliação e tratamento.
Em 2022, o G1 publicou uma matéria sobre a relação entre diabetes e audição. A matéria cita estudos que mostram que pessoas com diabetes têm o dobro de chances de desenvolver perda auditiva. Leia mais aqui: Como a diabetes pode provocar a perda auditiva