icone-twitter
icone-facebook
icone-whatsapp

Perda Auditiva em Jovens: OMS alerta sobre risco para 1 bilhão de pessoas A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o perigo da perda auditiva em jovens decorrente do uso de fones de ouvido. A entidade aponta que mais de 1 bilhão de jovens, com idades entre 12 e 35 anos, estão potencialmente expostos a desenvolver problemas auditivos devido à prolongada e excessiva exposição a volumes elevados de som.

Em parceria com especialistas da área de saúde e tecnologia, a OMS e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) estabeleceram diretrizes para a indústria seguir, inclusive na fabricação de celulares, smartphones e outros dispositivos que possam impactar menos a audição. 

OMS alerta que a perda auditiva pode atingir 900 milhões de pessoas até 2050

A OMS adverte que até 2050, a perda auditiva poderá afetar até 900 milhões de pessoas, de acordo com esta pesquisa. Cerca de 5% da população global, aproximadamente 466 milhões de pessoas, já enfrenta problemas auditivos, acarretando um custo anual de US$ 750 bilhões para a economia global.

A organização preconiza a necessidade de estabelecer padrões que permitam limitar automaticamente o volume em dispositivos eletrônicos, como celulares, TVs e fones de ouvido. Recomenda-se que as empresas ofereçam opções automáticas de controle de volume, inclusive com aplicativos que possam ser supervisionados pelos pais. Outra recomendação é a integração de softwares nos aparelhos que possam medir a exposição do usuário ao som e calcular a porcentagem do dia em que ele fica sujeito a esse risco.

Shelly Chadha, especialista da OMS, afirmou: "Hoje, não temos como saber com precisão se estamos ouvindo música em um volume adequado ou não. É como dirigir um carro em uma estrada sem velocímetro. O que estamos sugerindo é a criação de um indicador de volume para esse som."

Ela argumenta que são os governos que devem estabelecer esses padrões e, assim, exigir que os produtos os sigam.

Na Europa, alguns países já adotaram a exigência de colorir os níveis de volume nos celulares, destacando em vermelho quando há excesso. Entretanto, na avaliação da OMS, isso não é suficiente.

A audição uma vez perdida nunca mais volta ao que era!

Tedros Ghebreyesus, diretor executivo da OMS, comentou: "Tendo o conhecimento tecnológico para prevenir a perda auditiva, não podemos simplesmente permitir que as crianças sofram com isso ao ouvir música. Elas precisam compreender que, uma vez perdida a audição, ela não se recupera."

A OMS alerta que quanto mais alto o volume dos fones de ouvido, menor o tempo que uma pessoa pode utilizá-los sem prejudicar sua audição.

De acordo com a organização, com volumes inferiores a 80 decibéis, é possível ouvir música com segurança por até 40 horas por semana. Para crianças, o limite é de 75 decibéis.

A OMS recomenda que o volume dos fones de ouvido seja ajustado para menos de 60% do máximo, além de garantir que os equipamentos estejam corretamente ajustados e, se possível, possuam cancelamento de ruído.

Você sabia que o zumbido pode ser tratado com aparelhos auditivos? 

O zumbido no ouvido é uma percepção de som sem uma fonte sonora externa. Nesse sentido, dependendo das causas ele pode ser tratado com aparelhos auditivos. Quer saber mais? Veja nossa página de produtos para conhecer os aparelhos indicados para zumbido.

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Fale conosco

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato em breve

Entre em contato

Logo whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!